A depressão é um fator de recaída no comportamento de fumar após a alta hospitalar entre fumantes que iniciaram abstinência em virtude de hospitalização por enfarto do miocárdio ou angina instável. É o que conclui uma pesquisa, realizada na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em parceria com o Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
Estudo realizado em parceria entre a Unifesp e a USP mostra que a depressão contribui com a recaída de pacientes que pararam de fumar depois de hospitalização por doença.
O estudo teve fundamento em uma pesquisa iniciada há cerca de 10 anos por Ronaldo Ramos Laranjeira, professor titular do Departamento de Psiquiatria da Unifesp, com apoio da FAPESP na modalidade auxílio à pesquisa. Orientador da tese de Glória, Laranjeira afirma que o estudo é inovador, ainda que o tema tenha começado a ser explorado há quase uma década.
Fonte: http://agencia.fapesp.br/11182
Nenhum comentário:
Postar um comentário